Assinale a afirmativa INCORRETA sobre as estrofes destacadas:

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre as estrofes destacadas:

A

“E se temos verbo / Com objeto / É bem mais direto” => Trata-se de um conceito parcial de verbo transitivo, visto que a relação entre o verbo e seu complemento verbal pode ser direta ou indireta, quando mediada por preposição.

B

“Mas se é um sujeito / Que se sujeita / Ainda é objeto” => Essa estrofe admite uma leitura crítica, política, do que seja um sujeito (cidadão). Não se verifica nela, porém, informação inter-pretável sobre as noções gramaticais de sujeito e objeto.

C

“Nosso verbo ser / É uma identidade / Mas sem projeto” => Remete-nos ao fato de que o verbo “ser” é verbo de cópula, que não se projeta como núcleo de sintagma; neste caso, há um predicado nominal, em que se verifica, acompanhando-o, um núcleo nominal.

D

“Se altera as letras / E esconde o nome / Faz anagrama => Alude à transposição de letras de palavra ou frase para formar outra palavra ou frase diferente (como em Natércia, de Caterina; amor, de Roma, etc.).

E

“Um homem de ideias / Nem usa letras / Faz ideograma” => Ideograma é símbolo gráfico característico das línguas não alfabéticas (como os caracteres do chinês e japonês), em que se representa um objeto ou uma ideia diretamente; já o pictograma é representação por meio de desenhos (como os hieróglifos egípcios); em conjunto, tais símbolos ou grafemas são denomi-nados logogramas.