Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do primeiro parágrafo.

  • A.

    O trecho inicial “Se admitirmos que as práticas escolares são testemunhas”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido: “Admitir-se que as práticas escolares são testemunhas”.

  • B.

    No trecho: “Se admitirmos que as práticas escolares são testemunhas (e sempre protagonistas)”, o trecho incluído entre parênteses acrescenta afirmação que não terá relevância no desenvolvimento do texto como um todo.

  • C.

    Infere-se, a partir do primeiro parágrafo, que as práticas escolares são resultantes de fatores externos ao cotidiano escolar em si, cujo funcionamento e cujas normas prescindem das contingências socioculturais em que estão imersos.

  • D.

    No fragmento: “seu perfil vai adquirindo diferentes contornos de acordo com as contingências socioculturais”, o vocábulo destacado pode ser substituído por “eventualidades”, sem causar alteração de sentido.