Imagem de fundo

Assinale a opção em que o texto do Editorial da Folha de S. Paulo, de 4/9/2012, foi tra...

Assinale a opção em que o texto do Editorial da Folha de S. Paulo, de 4/9/2012, foi transcrito de forma gramaticalmente correta em relação ao emprego dos sinais de pontuação.

A

Apesar de arrefecer, a inflação permanece em nível mais elevado, do que o desejável. O IPCA deverá superar 5% neste ano, em razão do choque nos preços de alimentos ocasionado pela seca nos EUA. As projeções apontam para 5,5% ou mais em 2013 – ante a meta oficial de 4,5%. A gestão austera do orçamento público é ainda, mais necessária nesse contexto.

B

A redução dos juros deve ser comemorada. Como a taxa Selic serve de base para o rendimento das aplicações financeiras e para o custo dos empréstimos bancários, se permanecer baixa por longo período – o que ainda é incerto –, os efeitos na economia brasileira serão benéficos e palpáveis.

C

Atualmente, cerca de 80% da riqueza financeira nacional, permanece na zona de conforto de papéis públicos e outros investimentos de curto prazo, alheia ao empreendimento e à produção. Com o baixo rendimento provocado pela queda dos juros, é possível, que esse perfil seja alterado.

D

Descontados inflação, impostos, e taxas, o retorno da maioria das aplicações conservadoras no Brasil já está perto de zero. Para as empresas, o universo de projetos mais rentáveis que o juro básico será maior, ainda mais se houver medidas capazes de atrair, o setor privado para projetos de longo prazo.

E

A redução do ganho financeiro também estimula, o empresariado a priorizar a competitividade e a inovação. O juro baixo tem, portanto um efeito dinamizador importante. No caso brasileiro, vai além do impacto de curto prazo no PIB. Por isso, tal como a dívida pública cadente é preciso criar condições para preservar a expressiva mudança de patamar da taxa básica.