Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tr...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do segundo parágrafo.

A

No trecho: “Se o número de instituições, alunos, matrículas e conclusões de curso têm crescido consideravelmente”, é proibida a substituição da conjunção destacada pela locução conjuntiva concessiva “por mais que”.

B

O trecho “não se pode deixar de reconhecer as dúvidas recorrentes quanto à aprendizagem”, não pode ser reescrito da seguinte maneira, em que ocorre erro de concordância verbal: “não se podem deixar de reconhecer as dúvidas recorrentes quanto à aprendizagem”.

C

É possível inferir, a partir da leitura do primeiro período do segundo parágrafo, que vem sendo produzida aprendizagem efetiva devido ao crescimento do número de instituições, alunos, matrículas e conclusões de curso.

D

A primeira oração do segundo parágrafo pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Se o número de instituições, alunos, matrículas e conclusões de curso tem crescido consideravelmente”.