Imagem de fundo

A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de cara...

A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.


Analise as proposições seguintes:

I. A Pluralidade Cultural propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitálos como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.

II. A afirmação da diversidade é traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, tendo o ambiente e a saúde como elementos precípuos e definidores das relações sociais e interpessoais.

III. Quando se trata de Pluralidade Cultural deve-se fundir, com propriedade, diversidade cultural e desigualdade social.

IV. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social.


Marque SOMENTE as proposições coerentes com o enunciado.

A

I e II.

B

II e III.

C

I e IV.

D

I – III e IV.

E

I – II e IV.