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Compreender como uma pessoa, em especial, o professor, formou-se, é encontrar relações...

Compreender como uma pessoa, em especial, o professor, formou-se, é encontrar relações entre a pluralidade de suas trocas e vivências internas ou externas nos diversos momentos de sua vida. Além disso, compreende-se que essa formação está diretamente relacionada à construção da identidade do ser professor e, portanto, de si mesmo, na qual o desenvolvimento dos significados e valores se transforma ao longo de toda a trajetória de formação pessoal e profissional. Sobre a construção da identidade do professor, assinale a alternativa incorreta.
A

A construção da identidade profissional acontece ao longo de toda a vida do indivíduo, por meio da interação social com o outro e das influências internas e externas percebidas.

B

A identidade do professor, não é um dado adquirido, uma propriedade ou um produto, mas é “um lugar de lutas e de conflitos, é um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão”.

C

É um processo longo e complexo que mescla o sentimento e o discurso de ser professor. Esse processo identitário necessita de tempo, requer acomodar inovações, assimilar mudanças, (re)pensar a prática pedagógica num processo de autoconsciência sobre o que faz, como faz e por que faz em sala de aula, com os saberes (seus e de seus alunos). Desse modo, o eu pessoal e o eu profissional são dissociáveis

D
A docência é uma construção dinâmica, com uma diversidade de sentimentos, consciências, valores, significados e representações.
E
Por estar em constante transformação, o processo de construção da identidade se reconstitui ao longo do tempo e é marcado pela maneira como o professor constrói sua imagem, por suas convicções, desejos e expectativas, por suas experiências, pela maneira como repensa suas práticas pedagógicas, e, ainda, por sua formação docente e função social.