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“Elevar a nível universitário a preparação do magistério, assinalou Anísio, constituiu ...

“Elevar a nível universitário a preparação do magistério, assinalou Anísio, constituiu a primeira tentativa realizada no Brasil para a formação intencional e regular de mestres para a escola progressiva. Professores, diretores de escolas, orientadores, toda uma categoria de profissionais do ofício de ensinar e educar, atestariam nas práticas da escola progressiva, enriquecida pelos cursos de música, desenho, artes industriais, educação física, recreação e jogos, o papel renovador do Instituto de Educação na filosofia educacional brasileira.”

(LIMA, Hermes. Anísio Teixeira. Estadista da Educação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978)

Em 1935, o educador Anísio Teixeira liderou a primeira escola de formação do professor primário em nível universitário: a Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal. Essa iniciativa contribuiu para configurar o perfil e a carreira de educador; entretanto, para obter resultados positivos, era necessário que essa formação

A

dispensasse o exercício científico na ação educativa a partir da perspectiva da organização da escola.

B

definisse a educação como arte prática e instrumento de análise das Ciências Sociais.

C

construísse conhecimentos educacionais independentes das demais Ciências Humanas.

D

concebesse a atividade educativa somente como prática ascética.