Imagem de fundo

Nos Estados Unidos, as pesquisas educacionais com base em investigação e análise de ind...

Nos Estados Unidos, as pesquisas educacionais com base em investigação e análise de indicadores sociais e educacionais tiveram início ainda nas décadas de 20 e de 30 do século XX. No Brasil, a produção e a análise de indicadores sociais relacionam-se ao crescimento econômico do período do pós-guerra até 1980, que levou o país a ingressar no grupo das dez maiores economias do mundo; consequentemente, esse período foi marcado pelo começo de profundas transformações estruturais, em gestão, controle e em relação às demandas sociais. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

A

Atualmente, as estatísticas revelam melhorias de uma série de indicadores, com a redução das desigualdades sociais no Brasil, nos últimos anos.

B

Em contradição aos indicadores positivos, como o aumento da escolarização básica e o da alfabetização nas décadas finais do século XX no Brasil, ocorreu também, o aumento das desigualdades educacionais.

C

O aumento da escolarização reflete-se diretamente na melhoria dos indicadores sociais brasileiros.

D

O aumento da escolarização significa melhor qualidade da educação, o que prova que hoje as escolas brasileiras são mais qualificadas do que as da década de 50 do século XX.

E

As avaliações do MEC para a educação básica têm mostrado um aumento na qualidade do ensino, mas não conseguem provar o aumento de escolaridade dos brasileiros.