Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

A teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel tem sido amplamente difundida e sua presença pode ser constatada em diversas leis e documentos oficiais que regem a educação nacional e que sugerem novas formas de abordagem de conteúdos do ensino de Ciências. Na atividade sobre classificação, citada na questão anterior(46), pode-se reconhecer o seguinte aspecto da teoria proposta por Ausubel:
  • A. protagonismo do professor no processo de aprendizagem, no qual o estudante atua minimamente na organização e complementação do seu saber prévio.
  • B. aquisição de novo conhecimento pelos alunos através de estratégia lúdica, mnemônica e colaborativa.
  • C. ampliação e reconfiguração do conhecimento do aluno através da ação instrucionista de transmissão de informação pelo professor.
  • D. ênfase na ação mediadora do professor no processo de aprendizagem, promovendo o diálogo entre o conhecimento prévio do aluno e aquisição de novos conceitos.
  • E. utilização de um conceito predefinido, artrópoda, como ponto de partida para a aprendizagem.