Imagem de fundo

Estudos sobre os processos de construção de conhecimento, realizados desde meados do sé...

Estudos sobre os processos de construção de conhecimento, realizados desde meados do século XX e intensificados dos anos 80 para cá, testemunham as relações de interdependência entre o ensinar e o aprender. Nessa perspectiva, o docente precisa mobilizar os conhecimentos do aluno para fazê-lo avançar e, para isso, deve
A
ser um excelente expositor para que o aluno se inspire no seu modelo de saber e reproduza com precisão os conhecimentos transmitidos em aula, os quais serão utilizados em suas pesquisas, estágios, atuação profissional e até na pós-graduação, se for o caso.
B
organizar aulas que evitem conflitos, divergências e discussões de modo que o aluno se sensibilize em relação ao objeto de conhecimento e desenvolva respeito e admiração em relação aos saberes do mestre.
C
evitar, em aulas iniciais de seus cursos, a apresentação de filmes e outros recursos audiovisuais, pois eles desconcentram os alunos do aprender e impedem a mobilização para o conhecimento, o que não acontece com tais recursos quando o curso está mais avançado.
D
desafiar, estimular e ajudar o aluno na construção de uma relação com o objeto de aprendizagem, o que requer um clima favorável à interação, ao questionamento, à divergência e adequado aos processos de pensamentos críticos e construtivos.
E
restringir, em classes numerosas, o trabalho pedagógico a partir das necessidades dos alunos, buscando mobilizá- los para o conhecimento, a partir da relevância dos conteúdos da disciplina para seu futuro êxito profissional.