Estudos sobre os processos de construção de conhecimento,
realizados desde meados do século XX e intensificados dos
anos 80 para cá, testemunham as relações de interdependência
entre o ensinar e o aprender. Nessa perspectiva, o docente
precisa mobilizar os conhecimentos do aluno para fazê-lo
avançar e, para isso, deve
A
ser um excelente expositor para que o aluno se inspire
no seu modelo de saber e reproduza com precisão os
conhecimentos transmitidos em aula, os quais serão utilizados
em suas pesquisas, estágios, atuação profissional
e até na pós-graduação, se for o caso.
B
organizar aulas que evitem conflitos, divergências e
discussões de modo que o aluno se sensibilize em relação
ao objeto de conhecimento e desenvolva respeito e
admiração em relação aos saberes do mestre.
C
evitar, em aulas iniciais de seus cursos, a apresentação
de filmes e outros recursos audiovisuais, pois eles desconcentram
os alunos do aprender e impedem a mobilização
para o conhecimento, o que não acontece com
tais recursos quando o curso está mais avançado.
D
desafiar, estimular e ajudar o aluno na construção de
uma relação com o objeto de aprendizagem, o que
requer um clima favorável à interação, ao questionamento,
à divergência e adequado aos processos de pensamentos
críticos e construtivos.
E
restringir, em classes numerosas, o trabalho pedagógico
a partir das necessidades dos alunos, buscando mobilizá-
los para o conhecimento, a partir da relevância
dos conteúdos da disciplina para seu futuro êxito profissional.