No livro “Documentos de Identidade”, Silva (2009) apresenta um panorama das teorias do ...

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Q1029736
Teclas de Atalhos
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No livro “Documentos de Identidade”, Silva (2009) apresenta um panorama das teorias do currículo, dividindo-as em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, abordando os principais conceitos e definições que elas enfatizam. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que:
A
como representante da teoria tradicional do currículo, Bobbitt buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial, utilizando o modelo organizacional e administrativo de Taylor.
B
para Michael Apple, o currículo mantém uma relação determinista e mecanicista com as estruturas econômicas, dispensando, portanto, as mediações e contradições sociais e culturais que nele intervém.
C
os teóricos Bourdieu e Passeron afirmam que o currículo está baseado na cultura dominante, o que faz com que crianças das classes desfavorecidas não dominem os códigos exigidos pela escola.
D
segundo Louis Althusser, a escola como aparelho ideológico de Estado contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, por meio das matérias escolares, as crenças que nos fazem ver os arranjos sociais existentes como bons e desejáveis.
E
o currículo como política cultural, de Henry Giroux, fala numa “pedagogia da possibilidade” que supere as teorias de reprodução. O currículo é compreendido a partir dos conceitos de emancipação e liberdade, já que a pedagogia e o currículo constituem-se como campo cultural de lutas.