Imagem de fundo

Selma Garrido Pimenta, em artigo publicado na coletânea Didática: embates contemporâneo...

Selma Garrido Pimenta, em artigo publicado na coletânea Didática: embates contemporâneos (FRANCO e PIMENTA, 2010), destaca o papel da teoria na formação docente com a articulação dos saberes teóricos propositivos aos saberes da prática.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a função da teoria na formação docente segundo a perspectiva da autora na obra em questão.

A

O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análise para compreenderem os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os.

B

Os saberes teóricos (cultura objetivada) servem à recuperação do prestígio profissional e social dos professores, que podem reconquistar sua autoridade docente ao demonstrarem em sala o domínio dos conteúdos culturais-cognitivos e didático-pedagógicos que embasam sua prática.

C

A epistemologia da prática congrega saberes teóricos e práticos de maneira formal durante a formação docente. Esses saberes, por sua vez, se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar, formando um complexo caldo de cultura docente.

D

As experiências teórico-práticas compõem esquemas de ação que são mobilizados ao longo do fazer pedagógico, diluindo, assim, a cultura objetiva aos limites da vivência escolar de cada docente e sua cultura cotidiana.