Imagem de fundo

O ato educativo, na abordagem da construção do conhecimento, requer que o professor ten...

O ato educativo, na abordagem da construção do conhecimento, requer que o professor tenha domínio dos conteúdos a serem tratados na sala de aula, como também que se conheça a realidade do aluno. Acerca deste princípio, analise.


I. Numa perspectiva de interação professor-aluno, a ação pedagógica voltada para a aprendizagem significativa parte do conhecimento que o aluno tem do cotidiano, da sua realidade.


II. O ponto de partida para a ação pedagógica na sala de aula, para se trabalhar o conhecimento científico e os conteúdos da proposta curricular é o saber que o aluno domina e traz para a escola.


III. A construção do conhecimento se dá pela interação dialógica professor-aluno como sujeitos ativos, construtores desse conhecimento – os alunos deixam de ser passivos, no sentido de receber o conhecimento pronto, transmitido pelo professor, e passam a ser ativos em relação à construção do conhecimento.


IV. O saber que a criança traz para a escola é adquirido através do senso comum em sua vida diária, pela observação e informações assimiladas: observação da realidade que a cerca e informações veiculadas pela família, pela escola, pelos grupos a que pertence e meios de comunicação de um modo geral.


Estão corretas apenas as afirmativas


A

II, IV

B

I, III

C

I, II, III

D

I, II, III, IV

E

I, III, IV