Imagem de fundo

Alguns programas de TV discutem alguns temas que são apresentados por jovens que expõem...

Alguns programas de TV discutem alguns temas que são apresentados por jovens que expõem suas experiências. É preciso que a escola reconheça a importância política de problematizar nas salas de aula a discussão de temas polêmicos como: feminismo, racismo, etnia, ciência, ecologia e outros. O professor poderá adotar como prática pedagógica:

A

ouvir primeiro seus alunos sobre o que pensam em relação aos temas, mas deixando transparecer sua opinião com base em suas crenças e valores.

B

expressar com clareza sua forma de pensar sobre os temas buscando mudanças de comportamentos e maneira de pensar de seus alunos.

C

interferir na forma de pensar de seus alunos, alertando-os sobre a influência negativa que os meios de comunicação têm em relação ao comportamento que devem adotar diante das questões em discussão.

D

promover debates com especialistas sobre os temas de forma que seus alunos possam, a partir da aquisição do conhecimento novo, refletir, opinar e modificar comportamentos e formas de pensar.

E

ser irredutível em sua postura sobre os temas em debate levando seus alunos à aquisição de conhecimentos que considera mais adequados aos jovens.