Questão 1107555 - Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Concurso: Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - RJ (SME/RJ) 2019 (2ª edição)
Cargo: Professor do Ensino Fundamental - Área: Anos Iniciais
Banca: Subsecretaria de Serviços Compartilhados (Subsecretaria de Serviços Compartilhados)
Nível: Superior
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Historicamente, o erro apresentado pelos alunos durante o processo ensino/aprendizagem vem sendo objeto de estudo e pesquisa, no campo da educação. De acordo com Esteban (2013), atualmente, as principais concepções acerca do erro dos alunos, sob a óptica docente, podem ser assim sintetizadas:
-
A.
alguns docentes consideram as provas como único instrumento de avaliação, enquanto outros compreendem uma diversidade de instrumentos como integrantes do processo de avaliação
-
B.
todos os docentes avaliam o erro como confirmação das dificuldades dos alunos que precisam ser sanadas
-
C.
alguns docentes avaliam que o erro pode demonstrar uma outra forma melhor de raciocínio discente e outros compreendem que o erro constitui, obrigatoriamente, parte do processo ensino/aprendizagem
-
D.
alguns docentes consideram o erro como parte do processo ensino/aprendizagem, enquanto outros compreendem o erro como a confirmação da impossibilidade discente