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Problematizando as formas de atuação correntes no ensino de História e Geografia, Pente...

Problematizando as formas de atuação correntes no ensino de História e Geografia, Penteado (2011) faz o seguinte relato: “Nas minhas experiências como professora, trabalhando com as séries iniciais do Ensino Fundamental, nunca ocorreu, a não ser excepcionalmente, que as crianças compreendessem que o bairro está dentro de um país e este dentro de um continente. Ainda que seguisse no trabalho os passos preconizados pela orientação que recebíamos [...] a esperada transferência de compreensão, que apoiava a recomendação metodológica, não acontecia”. Com esse relato sobre o ensino daquelas disciplinas a autora quer demonstrar que

A

o processo de aprendizagem realiza-se de maneira mais acessível e eficiente quando se caminha da parte para o todo.

B

o ensino-aprendizagem é mais significativo quando se trabalha com temas que se iniciam no estudo da escola e terminam no estudo do mundo.

C

o processo de aprendizagem se dá de maneira mais fácil e rendosa quando caminha do concreto para o abstrato.

D

o processo de aprendizagem ocorre mais facilmente, com maiores rendimentos, quando se faz do próximo para o distante.

E

a aprendizagem se faz num movimento constante que vai tanto das partes para o todo, como do todo para as partes, ao longo de todo o processo.