“A Visão do Rap”:
jovens criam plano de aula para professores através do gênero musical
Divididos em grupos, os estudantes tinham a missão de pensar em alternativas para mudar a dinâmica das aulas. Foi então que três alunos propuseram conciliar os estudos com o ritmo musical que mais gostavam. Criadores do projeto “A Visão do Rap”, os jovens sugeriram o diálogo entre músicas do gênero e conteúdos obrigatórios das disciplinas de história, sociologia e filosofia. “Depois de ficar entre os 11 projetos premiados pelo concurso, o projeto ganhou outra dimensão. Fomos entrevistados por diferentes veículos de comunicação, ganhando espaço na imprensa. O dinheiro ganho com o concurso foi investido na criação de uma rádio na escola para debater questões sociais dos jovens”, diz Gimenes.
Disponível em: https://noticias.bol.uol.com.br. Acesso em: 13 set. 2018 (fragmento).
A proposta pedagógica apresentada pelos estudantes possibilitou o diálogo entre o estilo musical de sua preferência e os conteúdos curriculares. Iniciativas como essa costumam mobilizar bastante o corpo discente, pois são capazes de gerar o efeito de
produção de sentido.
verticalização das relações.
ressocialização comunitária.
enfraquecimento da regulamentação disciplinar.