Imagem de fundo

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a...

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. Sobre os saberes docentes, necessários à prática pedagógica,


( ) o percurso de construção da identidade profissional caminha em direção oposta às características da socialização com a realidade, com o processo de formação, entre outros.

( ) os saberes docentes devem ser entendidos como algo plural, constituído em âmbito sociocultural que pode ir se modificando com o tempo.

( ) os saberes são compreendidos como uma designação mais restrita e menos abrangente do que conhecimento, considerando que estes não incluem conhecimentos, informações, crenças, concepções prévias, habilidades e aptidões relacionadas a uma determinada profissão.

( ) a respeito da composição dos saberes que compreende como uma teia interligada composta por oito fatores que estão se associando o tempo todo: conhecer a matéria a ser ensinada, conhecer e questionar o pensamento docente espontâneo, adquirir conhecimentos teóricos, crítica fundamentada no ensino habitual, saber preparar e dirigir atividades, saber avaliar e utilizar a pesquisa e a inovação.

( ) para alguns autores, os saberes necessários para a composição de um futuro professor são: curriculares, das ciências da educação, da tradição pedagógica, disciplinares, da ação pedagógica e da experiência.


A

F – V – F – V – V.

B

F – F – V – V – V.

C

V – V – F – F – V.

D

F – F – V – V – F.

E

V – V – F – F – F.