“Como prática estritamente humana, jamais pude entender a educação como experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura racionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996).
Assinale a alternativa correta quanto a concepção do autor no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem.
O autor não valoriza a afetividade no processo educativo.
O autor indica a rigidez de conteúdo como o caminho de melhor aproveitamento na relação ensino e aprendizagem.
O autor explica que falta rigor na prática educativa.
O autor explica que os sentimentos e emoções devem ser reprimidos.
O autor defende a ideia da afetividade nos ambientes educativos, como espaços de manifestação de sentimentos, emoções, desejos e sonhos.