Imagem de fundo

As pesquisas atuais da neurociência comprovam que o processo de aprendizagem é único e ...

As pesquisas atuais da neurociência comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano, e que cada pessoa aprende o que é mais relevante e o que faz sentido para si, o que gera conexões cognitivas e emocionais. Aprendemos o que nos interessa, o que encontra ressonância íntima, o que está próximo do estágio de desenvolvimento em que nos encontramos.

Em um sentido amplo, toda aprendizagem é ativa em algum grau, porque exige do aprendiz e do docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, seleção, interpretação, comparação, avaliação, aplicação. “A curiosidade, o que é diferente e se destaca no entorno, desperta a emoção. E, com a emoção, se abrem as janelas da atenção, foco necessário para a construção do conhecimento” (MORA, 2013).

Para os adeptos das Metodologias Ativas, a aprendizagem mais profunda requer espaços de práticas frequentes (aprender fazendo) e de:

A
contato com a cultura de massas.
B
integração com a comunidade escolar.
C
ambientes ricos em oportunidades.
D
leituras diárias de textos literários.
E
jogos com foco na concentração e atenção.