Para promover a aprendizagem escolar, Russel e Airasian (2014,
p.196) defendem que “o valor e a riqueza das avaliações de desempenho
[do aluno] dependem muito da identificação de critérios
que possam ser observados e julgados. É importante que os
critérios estejam claros na mente do professor e que os alunos
saibam quais são esses critérios.”
Nesse sentido, avalie as afirmações a respeito dos procedimentos
do professor para organizar registros de observação do aluno,
que auxiliem em seu processo de aprendizagem.
I. Desenvolver critérios de desempenho observáveis, por meio
de uma lista com seleção ilimitada de aspectos importantes
do desempenho ou produto.
II. Criar situações para obter e observar desempenhos ou observar
e avaliar os comportamentos que acontecem naturalmente
na sala de aula.
III. Desenvolver um escore para descrever o desempenho, de
modo a facilitar no diagnóstico das dificuldades específicas
dos alunos.
IV. Organizar registros escritos de comportamento e de eventos
significativos e particulares de cada aluno que o professor tenha
observado.
Está correto apenas o que se afirma em