Imagem de fundo

Texto para as questões de 50 a 52No que concerne ao desenvolvimento infantil, são ident...

Texto para as questões de 50 a 52


No que concerne ao desenvolvimento infantil, são identificadas as três grandes áreas a seguir:


área motora – inclui tudo aquilo que se relaciona com a capacidade de movimento do corpo humano, tanto em seu aspecto global como no dos seguimentos corporais.

área cognitiva – refere-se às capacidades relativas à compreensão do mundo, a comunicação por meio do uso das diferentes linguagens à atuação na resolução de problemas

área afetiva – engloba os aspectos relacionados com as possibilidades de a criança sentir-se bem consigo mesmo, o que permite o confronto com situações e pessoas novas e o estabelecimento de relações cada vez mais alheias, distanciadas, bem como a atuação no mundo que a rodeia.


I. Solé, E. Bassedas, T. Huguet. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 31 (com adaptações).



Assinale a opção correta, com relação às idéias do texto.

A

A psicologia evolutiva reconhece, de forma consensual, essas áreas, propondo que se manifestam de maneira uniforme no que concerne à faixa etária.

B

A divisão apresentada no texto é apenas um recurso expositivo, já que o desenvolvimento da criança é global, existindo uma estreita interdependência entre as capacidades normalmente relacionados a cada uma das três áreas.

C

Nos primeiros seis anos de vida, as capacidades cognitivas são modificadas muito rapidamente, principalmente no que concerne à locomoção independente, que culmina com as habilidades de caminhar, correr e saltar.

D

A primeira infância é um período crítico na construção da identidade pessoal, pois é nessa época que ocorre a formação da personalidade, que se revelará na vida adulta e no relacionamento com as outras pessoas.