Imagem de fundo

As ações educativas junto aos bebês envolvem a satisfação de suas necessidades de alime...

As ações educativas junto aos bebês envolvem a satisfação de suas necessidades de alimentação, higiene e descanso, além dos diversos estímulos para que se desenvolvam plenamente. O controle dos esfíncteres ocorre, em geral, entre os 18 e 24 meses e o papel dos profissionais de Educação Infantil na retirada de fraldas é muito importante. Algumas ações são indicadas para favorecer esse processo, dentre as quais:

A
fazer um quadro com imagens representando cada criança, contendo símbolos com expressões felizes indicando as vezes que conseguiram ir ao banheiro e com expressões de desagrado quando não conseguiram.
B

estimular a criança a ir ao banheiro nos horários predeterminados durante a rotina diária, utilizando-se do recurso de premiá-las com balas, brindes ou outros itens de seu interesse durante este período de treinamento.

C

repreender a criança imediatamente, ao urinar ou evacuar fora do sanitário quando está sem fraldas, demonstrando a inadequação de sua atitude e mostrando como deve se comportar das próximas vezes.

D

utilizar músicas e dramatizações contendo mensagens que, indiretamente, levem as crianças a acreditar que haverá a punição se não urinarem ou evacuarem corretamente no banheiro, favorecendo essa associação.

E

combinar com a família procedimentos integrados, de forma a estimular a autonomia da criança para utilizar o sanitário, demonstrando respeito por sua vontade e a identificação de suas necessidades.