Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países,...

Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade.” [...] “Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica”.

Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a permanência na educação básica dependem

A

da definição de formas efetivas de intervenção, que impeçam que o mérito se relacione à origem social do aluno.

B

do desenvolvimento de um currículo único estabelecido pelo sistema de ensino.

C

do grau de dificuldades e diferenças com que os alunos ingressam na escola.

D

de um processo educativo que diminua as desigualdades sociais e as possibilidades de êxito para os menos favorecidos.

E

da didática desenvolvida na sala de aula que priorize a memorização dos conteúdos ministrados.