O objetivo educacional é a formação integral para a autonomia, equilíbrio pessoal, rela...

O objetivo educacional é a formação integral para a autonomia, equilíbrio pessoal, relações interpessoais. Sobre os conteúdos da aprendizagem, os significados são ampliados para além da questão do que ensinar, encontrando sentido na indagação sobre por que ensinar. Deste modo, acabam por envolver os objetivos educacionais, definindo suas ações no âmbito concreto do ambiente de aula. Estes conteúdos assumem o papel de envolver todas as dimensões da pessoa, caracterizando as seguintes tipologias de aprendizagem: factual e conceitual - o que se deve aprender -; procedimental - o que se deve fazer -; e atitudinal - como se deve ser. No que diz respeito ao conhecimento dos processos de aprendizagem, faz-se necessário dar atenção

A

à homogeneidade. Prática educativa pode ser definida como um “fazer ordenado”, o que exige um método na ação humana, ou seja, uma ação eficaz que exige um momento de planejamento, um momento de interação, um momento de avaliação e, finalmente, a avaliação com base nos resultados, no produto.

B

à diversidade, que deve fazer parte do trabalho do professor, pois alunos e alunas são diferentes em muitos aspectos (físico, emocional, cognitivo etc.). Nem tudo se aprende do mesmo modo, no mesmo tempo, nem com o mesmo trabalho, e parte do pressuposto que o indivíduo, como sujeito ativo, participa da construção do conhecimento. O professor precisa diversificar as estratégias, propor desafios, comparar, dirigir e estar atento à diversidade dos alunos, o que significa estabelecer uma interação direta com eles. Há necessidade de planejamento e plasticidade na aplicação.

C

à padronização socializadora. A busca de um padrão de qualidade para todos conduz os professores a privilegiar a “aula magistral”, valorizando o conteúdo humanístico e da cultura geral O ensino se pauta pelas aulas expositivas, demonstrações e sistematização da matéria de forma sequencial, lógica, ordenada, desvinculada das outras disciplinas do corpo do curso e da realidade. O professor tem um papel central no processo de ensino e representa um modelo a ser seguido pelos estudantes.

D

à uniformidade. A aprendizagem consiste na retenção de informações e demonstrações transmitidas, que serão gravadas nas mentes individuais mediante a repetição sistemática de exercícios, visando à formação de hábitos aplicáveis às situações semelhantes. A aprendizagem é receptiva. O professor é o único responsável pela transmissão das informações, como verdades prontas, acabadas, ou seja, saberes fechados.