Masetto (2003) coloca que por diversas razões,
na prática docente, a avaliação traz consigo
a ideia de nota, de poder, de aprovação ou
reprovação, de autoridade, de classificação dos
estudantes para os mais diversos fins. No entanto,
o autor insiste que o processo de avaliação
está integrado ao processo de aprendizagem,
que resulta da inter-relação de, pelo menos,
três elementos. São eles:
A
O estudante, que procura adquirir aprendizagens;
o professor, cujo papel é o de colaborar
para que o estudante consiga seu intento; e
um plano de atividades que apresente condições
básicas e suficientes que, sendo realizadas,
permitam ao aprendiz atingir seu objetivo.
B
O professor, cujo papel é garantir que o estudante
apreenda todas as informações contidas
no plano de estudo; o estudante que, ao
ser estimulado pelo professor, deverá cumprir
com todas as avaliações estabelecidas pela disciplina;
e o plano de atividades que deve ser
elaborado pelo colegiado de curso.
C
Um plano de atividades que apresente desde
o início das aulas as ferramentas de avaliação
dos conteúdos; o professor, cujo papel é conduzir
o estudante a alcançar as competências
propostas no currículo do curso; e o estudante
que é unicamente responsável pela própria
aprendizagem.
D
Critérios de aprovação estabelecidos pelo colegiado
de curso e apresentados no plano de
atividades; professor, cuja função exclusiva é
a de avaliador das competências adquiridas pelo
estudante; e o estudante que deve se comprometer
exclusivamente ao cumprimento do
plano de atividades.
E
O estudante, que é receptor dos conteúdos
contidos no plano de atividades, deve apresentar
desempenho superior à média estabelecida
pelo colegiado de curso; o professor, cujo
trabalho é cobrar esforço máximo dos estudantes,
durante a aplicação das avaliações principais;
e um plano de estudos fixado em sala
de aula, para que seja cumprido na íntegra por
professor e estudante.