Imagem de fundo

Masetto (2003) coloca que por diversas razões, na prática docente, a avaliação traz con...

Masetto (2003) coloca que por diversas razões, na prática docente, a avaliação traz consigo a ideia de nota, de poder, de aprovação ou reprovação, de autoridade, de classificação dos estudantes para os mais diversos fins. No entanto, o autor insiste que o processo de avaliação está integrado ao processo de aprendizagem, que resulta da inter-relação de, pelo menos, três elementos. São eles:
A
O estudante, que procura adquirir aprendizagens; o professor, cujo papel é o de colaborar para que o estudante consiga seu intento; e um plano de atividades que apresente condições básicas e suficientes que, sendo realizadas, permitam ao aprendiz atingir seu objetivo.
B
O professor, cujo papel é garantir que o estudante apreenda todas as informações contidas no plano de estudo; o estudante que, ao ser estimulado pelo professor, deverá cumprir com todas as avaliações estabelecidas pela disciplina; e o plano de atividades que deve ser elaborado pelo colegiado de curso.
C
Um plano de atividades que apresente desde o início das aulas as ferramentas de avaliação dos conteúdos; o professor, cujo papel é conduzir o estudante a alcançar as competências propostas no currículo do curso; e o estudante que é unicamente responsável pela própria aprendizagem.
D
Critérios de aprovação estabelecidos pelo colegiado de curso e apresentados no plano de atividades; professor, cuja função exclusiva é a de avaliador das competências adquiridas pelo estudante; e o estudante que deve se comprometer exclusivamente ao cumprimento do plano de atividades.
E
O estudante, que é receptor dos conteúdos contidos no plano de atividades, deve apresentar desempenho superior à média estabelecida pelo colegiado de curso; o professor, cujo trabalho é cobrar esforço máximo dos estudantes, durante a aplicação das avaliações principais; e um plano de estudos fixado em sala de aula, para que seja cumprido na íntegra por professor e estudante.