Imagem de fundo

Masetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá ac...

Masetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação.

A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta.

A
São os objetivos que dizem “o que avaliar”, “de que forma avaliar”, “qual instrumento ou técnica utilizar para avaliar”, “o que registrar e de que forma”, “como discutir o aproveitamento da atividade” e “qual o encaminhamento” a ser combinado com o estudante, tendo em vista o reiniciar do processo de aprendizagem.
B
Os objetivos são estabelecidos pelo Currículo Nacional do Curso, em consonância com o colegiado do curso.
C
Os objetivos são reavaliados pelos professores do curso ao término da colação de grau dos estudantes.
D
São os objetivos que apresentam os conceitos e notas que os estudantes devem alcançar, bem como o que o professor deve fazer para que eles obtenham ao menos a média estabelecida pela instituição.
E
Os objetivos são construídos por toda a comunidade institucional, a fim de que pais, professores e estudantes se empenhem com a avaliação do curso, bem como com o desempenho acadêmico dos estudantes e avaliação docente.