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A tendência progressista crítico-social dos conteúdos acentua a primazia dos conteúdos ...

A tendência progressista crítico-social dos conteúdos acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com a realidade. Nessa tendência, a atuação da escola consiste
A
em educar o aluno para atingir sua plena realização por meio de seu próprio esforço; sendo assim, as diferenças de classe social não devem ser consideradas, e toda a prática escolar é desvinculada do cotidiano do aluno.
B
na formação de atitudes, razão pela qual a escola deve enfatizar mais os problemas psicológicos que os pedagógicos ou sociais.
C
em considerar o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente mediante associações e exercícios de fixação.
D
em ultrapassar os limites da pedagogia, da sala de aula e da escola, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.
E
na preparação do aluno para o mundo adulto, fornecendo-lhe um instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.