Imagem de fundo

O papel da formação inicial é fornecer as bases para construir um conhecimento pedagógi...

O papel da formação inicial é fornecer as bases para construir um conhecimento pedagógico especializado, pois constitui o começo da socialização profissional, considerando- se que esse processo é permanente(MIZUKAMI, 2002). Nessa perspectiva, a formação continuada significa

A

um desenvolvimento contínuo orientado por um fio condutor, que vá produzindo os sentidos e explicitando os significados ao longo de toda a vida do professor, garantindo, ao mesmo tempo, os nexos entre a formação inicial e as experiências vividas.

B

um procedimento de preparação técnica, que permita compreender o funcionamento das regras do mundo real da sala de aula e desenvolver as competências exigidas pela sua aplicação eficaz.

C

uma proposta de inovação elaborada por especialistas, abordando conteúdos e procedimentos, a ser desenvolvida pelos professores em formação, com vistas à incorporação e utilização do aprendido em suas salas de aula.

D

um programa de aperfeiçoamento didático-pedagógico, que visa à atualização dos professores no que se refere a determinados tópicos de ensino e ao trato com alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem.