O espaço é entendido em diferentes dimensões: a física, a relacional, a temporal e a fu...

O espaço é entendido em diferentes dimensões: a física, a relacional, a temporal e a funcional. Assim, elas se legitimam como um elemento curricular que não é neutro, tornando-se estimulador ou dificultador das aprendizagens. Horn (2007) sugere uma ideia para compor o espaço como estimulador de aprendizagem:

A

organizar espaços divididos por áreas de conhecimento nas quais o professor é a figura central nas relações que se estabelecem.

B

organizar espaços por áreas ou cantos temáticos que possibilitariam romper com aspectos ultrapassados da escola tradicional, ainda presentes na Educação Infantil.

C

pensar no espaço como componente curricular significa organizá-lo de maneira que promova o ensino.

D

colorir o espaço com personagens de desenhos animados, como Branca de Neve, Pluto, Pateta, Tom e Jerry, são estratégias que favorecem a imaginação da criança.

E

separar os espaços por faixas etárias, para que os materiais pedagógicos dispostos possam estimular a criança de acordo com a sua idade.