Na educação infantil, Froebel (1837) e Montessori (1907) foram os grandes precursores da importância da organização do espaço na metodologia do trabalho com crianças pequenas, o qual procura integrar princípios de liberdade e harmonia interior com a natureza, propondo um arranjo espacial em ambientes muito diferentes dos vividos por crianças – na época deles - com menos de seis anos.
Esses teóricos, na verdade, planejaram um espaço que fez parte integrante de suas metodologias. A grande inovação, naquela época, foi o fato de adequar os espaços às necessidades de crianças pequenas, realizando uma verdadeira revolução no que diz respeito aos ambientes destinados à educação infantil.
Cabe ressaltar que, apesar desses avanços significativos, tais práticas educativas se aliavam à organização dos espaços para:
que houvesse maior liberdade de expressão para as crianças, naturalmente falantes e inquietas.
adequar as atividades cognitivas às de organização, autonomia, socialização e motricidade.
facilitar o controle de movimentos do professor sobre as brincadeiras e as atividades de cunho educativo.
que as sequências didáticas se desdobrassem de maneira mais natural e harmoniosa, sem atropelos.
impor uma disciplina rígida, coerente com os postulados educacionais daqueles tempos.