Segundo Oliveira-Formosinho (2007), a apresentação do espaço físico, o modelo da arquitetura e os materiais no contexto educativo da educação infantil tornaram-se fundamentais para uma pedagogia da participação, conforme movimentos de renovação pedagógica ocorridos a partir das últimas décadas do século XIX. A autora (2007, p. 22-23) relata que, “em 1902, ao percorrer as lojas de material escolar, de Chicago, tentando encontrar mesas e cadeiras que satisfizessem as necessidades das crianças, sob os pontos de vista artístico, higiênico e educativo, Dewey teve grande dificuldade em encontrar aquilo que procurava. Um comerciante respondeu-lhe: ‘Receio bem na?o ter o que vocês desejam. Vocês querem carteiras onde as crianças possam trabalhar, todas estas são para ouvir’”.
Nesse sentido, avalie as afirmações sobre as relações entre o ambiente educativo e a prática pedagógica.
I - O mobiliário utilizado pelas escolas daquela época refletiu uma educação tradicional oferecida às crianças.
II - A pedagogia da participação demandou a reconstrução do ambiente educativo dos aprendentes.
III - O contexto físico e todo o espaço da escola foram elementos para interpretar o significado de ensinar e de aprender.
IV - As atividades desenvolvidas no espaço físico externo da escola definiram o processo que pode ser associado a uma pedagogia da participação.
Está correto apenas o que se afirma em
I e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.