Imagem de fundo

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.I A pesquisa participante tra...

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.


I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.

II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.

III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, por isso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.

IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.


Estão certos apenas os itens

A

I e II.

B

I e IV.

C

II e III.

D

III e IV.