O letramento matemático, conforme consta na BNCC, é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a
Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e
ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos,
signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem
continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como
mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento
matemático em contexto de jogo.
A
Durante um jogo, que exige registro de pontos de três jogadores em uma mesma tabela, perguntou-se como eles descobriram
o vencedor. Alguns alunos produziram sentenças matemáticas para explicar os processos mentais utilizados para definir o
vencedor, registrando sinais convencionais, marcas pessoais e frases.
B
A professora propõe um jogo, utilizando uma ficha com desenho de duas galinhas e seus respectivos ovos. Em duplas, os
alunos marcam, conforme demonstrado pela professora, a quantidade de ovos que sua galinha botou.
C
A marcação do calendário constitui uma imagem visual, como um suporte externo, que auxilia na reflexão, pois a marcação
de datas auxilia a compreensão da noção de tempo e da pontuação em jogos.
D
O docente demonstra uma atividade a ser realizada pelos alunos, em que devem separar determinada quantidade de palitos
dentro de um envelope. A maioria dos alunos não conseguiu a mesma quantidade de palitos.
E
Em sala de aula, realizou-se a brincadeira da Feira do Produtor. Os alunos foram organizados em grupos de vendedores e
compradores dos produtos da feira. Os alunos perceberam, com essa brincadeira, que a Matemática está presente em seu
cotidiano, sendo também possível estimar suas capacidades de socialização e percepção do meio.