Imagem de fundo

A professora Andrea tem alguns alunos que apresentam uma escrita não fonetizada (pré-si...

A professora Andrea tem alguns alunos que apresentam uma escrita não fonetizada (pré-silábica), isto é, não estabelecem correspondência termo a termo entre segmentos do falado e segmentos do escrito. Andrea não está conseguindo ajudá-los a avançar em seus conhecimentos sobre a escrita. Pediu, então, à equipe de professoras que a ajudasse no planejamento de algumas intervenções. Assinale a alternativa em que se apresenta a única proposta que não contribuiria para as crianças avançarem na compreensão da escrita.

A

Propor atividades com o uso do alfabeto para as crianças memorizarem os nomes das letras

B

Propor situações didáticas que envolvam a leitura e a escrita dos nomes da classe.

C

Propor situações didáticas que envolvam a leitura e a escrita de cantigas, quadrinhas e parlendas que as crianças conhecem de memória.

D

Agrupá-los com alunos que produzem escritas fonetizadas próximas (escritas silábicas com ou sem valor sonoro convencional).

E

Realizar intervenções que levem as crianças a buscar informações sobre o sistema de escrita em fontes disponíveis na sala como, por exemplo, a lista de nomes, a rotina, a lista dos livros preferidos do grupo etc.