Imagem de fundo

Emilia Ferreiro afirma que, para compreender o que significa o ingresso nas culturas da...

Emilia Ferreiro afirma que, para compreender o que significa o ingresso nas culturas da escrita, é preciso pensar na sociedade, mais do que na escola, e é necessário pensar na escrita como objeto cultural criado por inúmeros usuários, consolidado através dos tempos e carregado de sinais deixados propositalmente por grupos sociais que se sucederam ao longo do tempo. Entrar na cultura da escrita pressupõe muito mais do que conhecer as letras. Implica compreender:


I. como se organiza a língua quando se torna língua escrita (como se narra por escrito, como se informa por escrito, como se fazem solicitações, como se agradece e como se felicita alguém por escrito, ou seja, como se realizam por escrito os atos de fala, já conhecidos nos contextos orais).

II como são os objetos criados pela cultura escrita (os vários objetos mencionados antes, que têm nomes específicos e os diversos tipos de livros que chamamos de enciclopédias, contos ilustrados, dicionários, livros de poesia, antologias e muitos outros).

III compreender que tipo de texto é característico de cadaumdos diversos objetos citados, tendo como base indicadores específicos como, por exemplo: o formato, a presença ou não de ilustrações, a organização tipográfica, etc.

IV. como são as instituições criadas pela cultura escrita: as bibliotecas, as editoras, as livrarias, mas conhecer também os jornalistas, os escritores, ou seja, as várias profissões construídas pelos usos sociais da escrita.


São implicações de entrada na cultura da escrita as afirmativas:

A

I, II e III, apenas.

B

I, III e IV, apenas.

C

I, II e IV, apenas.

D

II, III e IV, apenas.

E

I, II, III e IV.