Pedagogia Educação Infantil Funções do educador e das equipes de apoio

O analfabetismo funcional tem sido um tema amplamente debatido pela sociedade e pela academia. Há sujeitos que são considerados alfabetizados, contudo apresentam baixa habilidade de interpretação e não compreendem o que leem. Na perspectiva do letramento, tal fenômeno ocorre porque:

  • A.

    não há interesse dos estudantes em aprender a ler e escrever, uma vez que a sociedade atual desvaloriza a função social da escrita em favor das imagens e dos sons, em suportes tecnológicos

  • B.

    aprender a ler e escrever e apropriar-se da língua escrita são processos idênticos que são desconsiderados pelas metodologias de aquisição da língua escrita, gerando o insucesso da alfabetização

  • C.

    aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia de codificar e decodificar a língua escrita, ao passo que apropriar-se da escrita significa assumir a propriedade da língua escrita, o que se constrói a partir de sua função social

  • D.

    aprender a ler e escrever deve ocorrer nos anos iniciais da escolaridade e, como isso não acontece, os estudantes carregam essa dificuldade por toda sua vida acadêmica, uma vez que os docentes dos anos finais não têm a função de alfabetizar nesse segmento de ensino