Em 2014, a imprensa internacional veiculou uma série de reportagens, apresentando a dificuldade que a sociedade alemã estava enfrentando. Boa parte de sua população, mesmo havendo frequentado os bancos escolares, possui pouca ou nenhuma habilidade com a língua escrita. Na reportagem citada acima encontra-se a seguinte informação:
O estudo da Universidade de Hamburgo revela, ainda, que muitas pessoas hoje analfabetas um dia chegaram a aprender a ler e a escrever na escola. A falta de leitura seria a causa de elas terem voltado ao analfabetismo.
Na perspectiva do letramento, essas pessoas não são analfabetas, contudo, possuem níveis de letramento diferenciados, uma vez que:
um indivíduo alfabetizado também é um indivíduo letrado; uma vez que o indivíduo aprendeu as técnicas da língua escrita, torna-se automaticamente apto a desenvolver as práticas sociais associadas a ela
um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; um indivíduo letrado é não só aquele que domina as técnicas da língua escrita, mas é aquele que também faz uso social dessa língua, atendendo às demandas cotidianas
um indivíduo letrado não necessariamente possui habilidades sociais de leitura e escrita, que são habilidades desenvolvidas, exclusivamente, quando o indivíduo domina todas as técnicas do código de sua língua materna
um indivíduo alfabetizado é necessariamente um indivíduo letrado; uma vez que o indivíduo domina o código da língua escrita, passa a usar socialmente a leitura e a escrita e responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita