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Em 2014, a imprensa internacional veiculou uma série de reportagens, apresentando a dif...

Em 2014, a imprensa internacional veiculou uma série de reportagens, apresentando a dificuldade que a sociedade alemã estava enfrentando. Boa parte de sua população, mesmo havendo frequentado os bancos escolares, possui pouca ou nenhuma habilidade com a língua escrita. Na reportagem citada acima encontra-se a seguinte informação:

O estudo da Universidade de Hamburgo revela, ainda, que muitas pessoas hoje analfabetas um dia chegaram a aprender a ler e a escrever na escola. A falta de leitura seria a causa de elas terem voltado ao analfabetismo.

Na perspectiva do letramento, essas pessoas não são analfabetas, contudo, possuem níveis de letramento diferenciados, uma vez que:

A

um indivíduo alfabetizado também é um indivíduo letrado; uma vez que o indivíduo aprendeu as técnicas da língua escrita, torna-se automaticamente apto a desenvolver as práticas sociais associadas a ela

B

um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; um indivíduo letrado é não só aquele que domina as técnicas da língua escrita, mas é aquele que também faz uso social dessa língua, atendendo às demandas cotidianas

C

um indivíduo letrado não necessariamente possui habilidades sociais de leitura e escrita, que são habilidades desenvolvidas, exclusivamente, quando o indivíduo domina todas as técnicas do código de sua língua materna

D

um indivíduo alfabetizado é necessariamente um indivíduo letrado; uma vez que o indivíduo domina o código da língua escrita, passa a usar socialmente a leitura e a escrita e responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita