Imagem de fundo

Há experiências evidentes que mostram com clareza que o que lembramos, após a leitura d...

Há experiências evidentes que mostram com clareza que o que lembramos, após a leitura de um texto, são as inferências que fizemos durante a leitura do mesmo. Quando decoramos um texto, sem tentar procurar um sentido global, isto é, sem fazer as inferências necessárias, esquecemos o conteúdo quase que imediatamente, evidenciando, com isso, que não houve compreensão, apenas um passar de olhos superficial, sem que o material percebido sequer pareça ter entrado na consciência. Lopes, et.al. Escola ativa (2010).

O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo através de estratégias de leitura que são:

a) Decodificação
b) Inferência
c) Antecipação
d) Seleção
e) Verificação

Atribua o significado correto para cada estratégia de acordo com a sequência das mesmas:

( ) Utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante.
( ) Não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura.
( ) Pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos.
( ) Confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê.
( ) Contexto para interpretar o texto. Usar os conhecimentos de mundo para entendê-lo.

Assinale a sequência correta:

A
a - b - c - d - e.
B
d - c - a - e - b.
C
e - d - c - b - a.
D
c - b - a - e - d