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Segundo Magda Soares ( Alfabetização e letramento) é muito comum que, durante algum tem...

Segundo Magda Soares ( Alfabetização e letramento) é muito comum que, durante algum tempo, as crianças pensem que a grafia de uma palavra reproduz, exatamente, os sons da fala, e que, por isso escrevam, por exemplo ''mati'', em vez de ''mate'', ''gatu'', em vez de ''gato''.


Segundo a autora, se o professor, não sabe dessa ideia que as crianças fazem da escrita - ou dessa hipótese sobre a relação entre escrita e fala - sua tendência será a de corrigir, dizendo em voz alta, que não é [gatU] ou [matI] que se fala, mas [gatO] e [matE].


Esse modo de agir, para Soares pode gerar algumas situações, exceto:


A

pode resolverm momentaneamente, a grafia das duas palavras, mas pode gerar outros problemas para o aprendizado da criança.

B

pode reforçar a ideia de que se escreve como fala (o que reforçará uma concepção bastante equivocada das relações entre fala a escrita).

C

pode criar, na criança, a fala ideia de que ela fala errado.

D

pode servir como indicativo, para o professor, que ele deve desenvolver atividades que abordem essa dificuldade a ser superada pelos alunos.