A escrita da criança não é resultado de uma cópia do modelo externo, mas sim um processo de construção pessoal. A criança adquire as habilidades de escrita a medida em que vai desenvolvendo suas hipóteses infantis. Sobre as etapas de apropriação da escrita, relacione as colunas:
(1) Hipótese pré-silábica
(2) Hipótese silábica
(3) Hipótese silábico-alfabética
(4) Hipótese alfabética
( ) Período em que se inicia o processo de fonetização da escrita, a criança descobre que a escrita representa a fala. Utiliza-se de uma letra para representar cada sílaba.
( ) As crianças já entenderam a natureza intrínseca do sistema alfabético, mas ainda não podem lidar com todos os traços ortográficos próprios da linguagem.
( ) A criança já domina um maior número de letras e é capaz de associá-las ao seu valor sonoro, compreende que a representação gráfica corresponde a valores sonoros menores que a sílaba
( ) Registros de traços no papel sem preocupação com o registro sonoro.A criança não consegue ainda relacionar as letras com os sons da língua falada.
2 – 1 – 4 – 3
4 – 2 – 3 – 1
3 – 2 – 4 – 1
2 – 4 – 3 – 1
4 – 2 – 1 – 3