Para Emília Ferreiro o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da es...

Para Emília Ferreiro o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. Desde que nascemos somos construtores de conhecimento, no esforço de compreendermos o mundo que nos rodeia. Levantamos problemas muito difíceis e abstratos e procuramos descobrir respostas para eles. Construímos objetos complexos de conhecimento, e o sistema de escrita é um desses objetos complexos que construímos. Sobre seus estudos, podemos destacar como alternativa INCORRETA apenas:

A

O professor deve construir propostas pedagógicas atualizadas que os auxiliam a pensar ou repensar sua prática pedagógica.

B

Livros, Jornais, revistas, textos diversos, folhetos, embalagens, rótulos, etc., para manipulação dos alunos.

C

Materiais para alfabetizar – são importantes na opinião de Emilia Ferrero, para alfabetizar é preciso disponibilizar acesso à língua escrita, assim como para aprender a falar é necessário ter acesso à língua oral. É um material para permitir que as crianças aprendam. Um material que permita a interatividade.

D

O processo de aquisição da leitura e da escrita se dá oferecendo oportunidades de ver outros escrevendo e lendo, explorando semelhanças e diferenças entre textos escritos, explorando o espaço gráfico e distinguindo entre desenho e escrita, perguntando e sendo respondido, tentando copiar uma escrita ou construindo uma escrita.

E

Segundo a teoria de Emilia Ferrero, dentre os níveis mais avançados e alfabetização, esta o pré-silábico, em que o aluno já conhece as letras, as sílabas está apenas errando a ortografia das palavras.