Questões de Concurso de Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1177878

Concurso SEC Professor - Área: Língua Portuguesa 2017

Questão 11

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Uma das marcas das reformas educacionais realizadas no país nas últimas décadas foi a de incorporar e pôr em movimento uma agenda de avaliações em larga escala, a partir de uma retórica político-pedagógica de que tais modalidades de avaliação têm o poder de contribuir para:


I. a formulação e a definição mais adequada de políticas e programas educacionais.

II. a alocação mais justa e pertinente de recursos financeiros aos sistemas e unidades escolares.

III. a atribuição de responsabilidades públicas aos gestores dos sistemas de ensino pelos resultados de suas escolas, junto ao Ministério Público.

IV. a competição entre as unidades escolares de modo a valorizar aquelas que obtém os melhores resultados nas avaliações nacionais.

V. fortalecer o papel dos estudantes como protagonistas e responsáveis pelo sucesso ou fracasso de seus pares nas avaliações em larga escala.


Está INCORRETO o que se afirma APENAS em


  • A.

    IV e V.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    III e V.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I, III e IV.

Questão de Concurso - 1084055

Concurso

Questão 16

Nível

As políticas de avaliação da aprendizagem devem ter, como finalidade essencial, o diagnóstico da aprendizagem dos alunos. De acordo com BONAMINO e SOUZA, esta finalidade pode perder força quando passam a focalizar os resultados dessas avaliações como subsídio a políticas de

  • A.

    responsabilização.

  • B.

    controle.

  • C.

    comparação.

  • D.

    larga escala.

  • E.

    resultado.

Questão de Concurso - 1210687

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 43

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

De acordo com o SINAES, analise as assertivas abaixo, quanto às suas finalidades:

1. A orientação da expansão da sua oferta.

2. O aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

3. A melhoria da qualidade da educação superior.

4. A promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior.

5. A valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

  • A.

    18.

  • B.

    17.

  • C.

    15.

  • D.

    13.

  • E.

    11.

Questão de Concurso - 1064884

Concurso IFPR Pedagogo 2019

Questão 33

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Em relação a verificação do rendimento escolar na educação básica, é incorreto afirmar:
  • A. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
  • B. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
  • C. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
  • D. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
  • E. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

Questão de Concurso - 1193402

Concurso UFMS Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 48

Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC)

Nível Superior

Na avaliação dos cursos, das instituições de ensino e do desempenho de estudantes, realizadas por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, deve ser garantido (a):

  • A.

    o caráter sigiloso de todos os procedimentos e dados, sendo público o resultado dos processos avaliativos.

  • B.

    o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.

  • C.

    a avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise específica e individual da atividade, finalidade e responsabilidade social do curso.

  • D.

    a participação efetiva de todo o corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior.

  • E.

    a desvinculação dos resultados nos processos de regulação e supervisão da educação superior.

Questão de Concurso - 1084458

Concurso SME Professor de Educação Básica II 2016

Questão 17

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo.

II. As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade.

III. As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas.

Está correto que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1083200

Concurso IFTO Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Questão 48

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Nível Superior

Nas Instituições de Educação Superior, a avaliação a ser desenvolvida envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir

suas metas, seus compromissos, finalidades, modos de atuação e resultados denomina-se:

  • A.

    Avaliação Externa da Aprendizagem.

  • B.

    Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

  • C.

    Avaliação Institucional.

  • D.

    Avaliação de desempenho exclusivo do Docente.

  • E.

    Avaliação de desempenho exclusivo do Estudante.

Questão de Concurso - 843765

Concurso UFSB Técnico em Assuntos Educacionais 2016

Questão 84

Nível Superior

A coluna da esquerda apresenta dimensões ou categorias de avaliação da qualidade na educação superior e a da direita, seus indicadores. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 4, 3, 2, 1
  • B. 3, 2, 1, 4
  • C. 3, 4, 2, 1
  • D. 4, 1, 3, 2