Questões de Concurso de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1106417

Concurso Prefeitura de Tuntum Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 27

Instituto Machado de Assis

Nível Superior

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Sobre a avaliação escolar é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Discutir os critérios de avaliação de forma coletiva sempre ajuda a obter resultados melhores para todos. Cabe ao professor listar os conteúdos realmente importantes, informá-los aos alunos e evitar mudanças sem necessidade.

  • B.

    A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Daí a importância de pensar e planejar muito antes de propor um debate ou um trabalho em grupo.

  • C.

    No modelo tecnicista, que privilegia a atribuição de notas e a classificação dos estudantes, a avaliação é ameaçadora, uma arma. Vira instrumento de poder e dominação, capaz de despertar o medo.

  • D.

    Observar, aplicar provas, solicitar redações e anotar o desempenho dos alunos durante um seminário são as melhores formas de avaliar. E todas podem ser usadas em sala de aula, conforme a intenção do trabalho.

Questão de Concurso - 1138327

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 47

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Leia o texto para responder às questões de números 47 e 48. No cotidiano escolar, o Coordenador Pedagógico (CP) desempenha diversas funções, entre as quais a de mediar e facilitar o trabalho que os professores realizam em sala de aula, ajudando-os a identificarem as dificuldades apresentadas pelos alunos e como procederem quanto à avaliação de suas aprendizagens. Com esse objetivo, Otávio, CP numa unidade de ensino municipal, escolheu o texto O professor e a avaliação em sala de aula (Gatti, 2003) para discutir a prova como instrumento de avaliação. A escolha de Otávio se justifica, pois a prova escrita ainda permanece como a mais tradicional forma de avaliação utilizada nas escolas.

É notório que muitos alunos manifestam ansiedade no momento da prova, pois se sentem pressionados. Nesse aspecto, o texto de Gatti (2003) é de grande valia, uma vez que a autora orienta os professores no sentido de ajudarem os alunos a superarem a tensão emocional durante as provas, empregando alguns meios, como: “tomar conhecimento da prova toda para ter uma ideia geral de seu conteúdo, da extensão e do tipo de questões, a fim de programar seu tempo e as respostas que dará em primeiro lugar etc.; responder às questões que sabe bem e deixar as mais problemáticas para tratar com mais vagar depois; não se preocupar com a resposta perfeita, ideal, mas com

  • A.

    a matéria assimilada durante as aulas.”

  • B.

    o que pode fazer e mostrar.”

  • C.

    aquilo que conseguiu memorizar.”

  • D.

    a parte que pôde estudar.”

  • E.

    as questões de maior relevância.”

Questão de Concurso - 1141979

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 25

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Leia o trecho a seguir: A avaliação pedagógica deve ser realizada pelo professor, coordenador e direção, na medida em que apresentem formação profissional que lhes habilite. O professor tem como pressuposto na avaliação pedagógica princípios e critérios pensados coletivamente, articulados ao projeto político-pedagógico da escola, à proposta curricular e às suas convicções acerca do seu papel social.

Com base no trecho, entende-se que a avaliação é uma atividade que envolve

  • A.

    capacidade prática e método.

  • B.

    assertividade e contextualização.

  • C.

    habilidade e ética.

  • D.

    legitimidade técnica e política.

  • E.

    aptidão e competência.

Questão de Concurso - 1199464

Concurso Professor - Área: Ensino Fundamental 2019

Questão 38

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis a concepção de avaliação é entendida como prática de aferição da aprendizagem ou de aferição do aproveitamento.

( ) A avaliação do processo de ensino e da aprendizagem se constitui na ação reflexiva que perpassa todas as ações pedagógicas, onde os variados segmentos, integrados à educação, podem pensar, reelaborar e redimensionar, permanentemente, seu Projeto Político-Pedagógico.

( ) A avaliação do processo de ensino e da aprendizagem tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas, da convivência política e solidária e contribuir com a consolidação de uma escola pública, gratuita, democrática e voltada para o sucesso educacional.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V • V • V
  • B. V • F • V
  • C. V • F • F
  • D. F • V • V
  • E. F • V • F

Questão de Concurso - 1193369

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 43

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Imaginemos a seguinte situação, em que professores estão conversando: “Tem aluno que aprende de primeira, outros, de segunda; mas tem aluno que não vai nem com reza brava”; “este aluno não vai; eu me recordo do irmão: era a mesma coisa”, etc. “os pais estão se separando, a criança não aprende mesmo...” “Bom professor é aquele que, logo no começo do ano, dando uma olhada na turma, já é capaz de dizer quem vai ser reprovado”. (Celso Vasconcellos)

O autor nos alerta para o fato de estarmos sempre avaliando alguma coisa ou alguém.

No que diz respeito à avaliação escolar, questionar sobre os seus objetivos, sua função no processo pedagógico, bem como a ação a partir dos resultados obtidos por meio dela, são princípios importantes no entendimento da avaliação como algo significativo e transformador.

A proposta de avaliação, na concepção de Celso Vasconcellos, visa à solidariedade em vez de competição, e a inclusão em vez da exclusão, tornando-se uma atitude benéfica ao processo educativo e uma forma de dar maior significado ao trabalho desenvolvido pelo professor.

A esse movimento, dá-se o nome de concepção:

  • A. dialética-libertadora.
  • B. inovadora.
  • C. formativa.
  • D. político-pedagógica.
  • E. institucional.

Questão de Concurso - 1210194

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 37

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Avaliar é um ato ______________________, no qual o significado do que está sendo avaliado é sempre construído em relação a algum modelo ou referencial preexistente no meio cultural que se encontra o indivíduo que avalia.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A.

    simples

  • B.

    complexo

  • C.

    classificatório

  • D.

    objetivo

  • E.

    quantitativo

Questão de Concurso - 1116059

Concurso Professor 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental 2019

Questão 14

Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC)

Nível Superior

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação possibilita conhecer o quanto o educando se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação da aprendizagem só pode acontecer se forem desassociadas das oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.

II. A avaliação deve ser um elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino; um conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma. Ela deve ser um conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como; um elemento de reflexão contínua para o professor sobre sua prática educativa; ou seja, um instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades. A avaliação deve ser uma ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A. As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D. As duas afirmativas são falsas.

Questão de Concurso - 1133771

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 28

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Superior

Considerando que a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho, é possível desconsiderar que:

  • A.

    Os processos e instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir das funções prognóstica, diagnóstica, formativa e somativa.

  • B.

    A educação escolar necessita assegurar novas aprendizagens, com prioridades de avaliações consistentes, frutos de desafios curriculares próprios da educação contemporânea com transparência das ações da escola.

  • C.

    Ao avaliar o aluno a escola deve considerar que o aluno é um ser ativo, que elabora hipóteses e constrói seu universo de significados que funciona como motor de novas conquistas intelectuais, de forma sistemática e individualizada.

  • D.

    A avaliação essencialmente é um fim em si mesmo, um elemento que permite averiguar até que ponto os objetivos definidos estão sendo alcançados.

Questão de Concurso - 1163704

Concurso UFT Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 33

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal de Tocantins (COPESE/UFT)

Nível Superior

A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto a ser avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou transformá-lo. Sobre a avaliação, é correto afirmar:

  • A.

    É um julgamento de valor sobre manifestações pouco relevantes da realidade, tendo em vista a tomada de decisão baseada nas crenças pessoais do professor.

  • B.

    O julgamento de valor de que trata a avaliação deve desconsiderar os caracteres relevantes da realidade.

  • C.

    A avaliação no ensino superior, dadas as especificidades do nível de ensino, deve ser aplicada utilizando-se, somente, prova dissertativa.

  • D.

    É um juízo de valor, o que significa uma afirmação qualitativa sobre um dado objeto, a partir de critérios pré-estabelecidos.

Questão de Concurso - 1215010

Concurso Professor - Área: Pedagogia 2018

Questão 33

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

O processo de avaliação é fundamental para aferir os conhecimentos apreendidos pelo aluno e é uma forma de o professor poder escolher quais metodologias melhor se aplicam à turma e a cada aluno. Sabendo disso, de qual forma a avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica deve ocorrer?

  • A.

    Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

  • B.

    Classificatória, como instrumento estático e frenador do processo de aprendizado.

  • C.

    Avaliação formal e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

  • D.

    Avaliação classificatória do desempenho do aluno, com prevalência somente dos aspectos quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

  • E.

    Avaliação classificatória do desempenho do aluno, com prevalência somente dos aspectos quantitativos e dos resultados a curto período sobre os de eventuais provas finais.