Imagem de fundo

O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, se...

O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.

Para a perspectiva crítica, o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:

A

os códigos simbólicos criados pelos(as) alunos(as) e utilizados através de linguagem camuflada, que se pretende indecifrável.

B

as atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem da forma mais conveniente às estruturas sociais.

C

as crendices populares, os provérbios, as superstições, enfim, todas as ideias em que não há comprovação científica.

D

as experiências puramente emocionais a que as crianças e jovens estão submetidas rotineiramente, em diferentes ambientes.

E

os pensamentos forjados pelos pequenos grupos que se formam dentro das turmas e que são exteriorizados através de minimensagens.