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Segundo Arroyo (2000, p.10), “Houve no imaginário sobre a educação uma despersonalizaçã...

Segundo Arroyo (2000, p.10), “Houve no imaginário sobre a educação uma despersonalização que não acontece em outros campos sociais. O imaginário sobre o magistério tem muito a ver com a despersonalização da educação. A professora e o professor vistos apenas como apêndices”. Para o autor, a recuperação da centralidade dos sujeitos dar-se-á por meio de uma visão mais humanista, que conceba

A

a relação educativa como uma relação de pessoas, educadores e educandos, cuja pedagogia tem no seu cerne os mestres e seu ofício como núcleo da reflexão teórica e das políticas educativas.

B

as instituições, os métodos, os conteúdos como núcleo da relação educativa, das políticas educacionais e do imaginário social sobre a educação.

C

o currículo e a formação de professores como foco legítimo da teoria pedagógica e do imaginário social, por constituírem o ofício dos mestres na renovação educacional em curso.

D

a gestão da escola como o centro da relação educativa, tendo em vista que o projeto gestor viabiliza os recursos, financeiros, materiais e humanos necessários.