Imagem de fundo

Segundo Lück (2009), “todos que fazem parte da escola influenciam sua cultura ou interf...

Segundo Lück (2009), “todos que fazem parte da escola influenciam sua cultura ou interferem sobre seus resultados, direta ou indiretamente, positiva ou negativamente, de acordo com o modo como nela agem”. Considerando a afirmativa, é preciso, então, que todos tenham consciência sobre como atuam no conjunto da escola e como suas ações se relacionam e se interdependem.

Nesse sentido, como membro da equipe de gestão da escola, o supervisor precisa ter certas atenções básicas que estimulem o desenvolvimento de um ambiente participativo. Dentre elas, destaca-se:

A

a criação de uma visão de conjunto, associada a uma ação cooperativa

B

a atuação da escola como agência de formação, embora a ação educativa não apresente características do que se propõe a formar

C

a participação dos profissionais caracterizada pela falta de orientação para resultados institucionais e sociais

D

a natureza autoritária e centralizadora de nossa cultura

E

a ação desarticulada dos profissionais, sem maximizar e integrar seus esforços