Imagem de fundo

São muitos os fatores intervenientes no planejamento do ensino e da aprendizagem, entre...

São muitos os fatores intervenientes no planejamento do ensino e da aprendizagem, entre eles a inserção de muitos conteúdos contingenciais procedentes de fatos que marcam o cotidiano. Nesse sentido, a conduta de orientação da equipe pedagógica aos professores deve ocorrer de modo a tornar os planejamentos mais contextuais, conforme as realidades das escolas onde atuam.


Avalie as afirmações sobre essas orientações aos professores.

I. Argumentar sobre a competência de ser professor dos alunos concretos que tem e, não, de conteúdo preestabelecido exposto na mídia.

II. Ter presente que o livro didático é o curso e não um recurso; deve ser seguido para não haver perda de espaço para os assuntos emergentes no desenrolar do trabalho em sala de aula.

III. Cuidar para que tenham autonomia na seleção de atividades para trabalhar conteúdos contingenciais, sem se esquecer de que tais conteúdos são fundamentais para a organização do projeto político pedagógico da escola.

IV. Zelar para que superem a inversão entre o necessário e o contingente: conteúdos que são contingenciais têm que ser dados na escola e conteúdos sistematizados para a construção do conhecimento tornam-se contingenciais.

Está correto apenas o que se afirma em

A

I e II.

B

I e III.

C

I e IV.

D

II, III e IV.