São muitos os fatores intervenientes no planejamento do ensino
e da aprendizagem, entre eles a inserção de muitos conteúdos
contingenciais procedentes de fatos que marcam o cotidiano.
Nesse sentido, a conduta de orientação da equipe pedagógica
aos professores deve ocorrer de modo a tornar os planejamentos
mais contextuais, conforme as realidades das escolas onde atuam.
Avalie as afirmações sobre essas orientações aos professores.
I. Argumentar sobre a competência de ser professor dos alunos
concretos que tem e, não, de conteúdo preestabelecido exposto
na mídia.
II. Ter presente que o livro didático é o curso e não um recurso;
deve ser seguido para não haver perda de espaço para os
assuntos emergentes no desenrolar do trabalho em sala de
aula.
III. Cuidar para que tenham autonomia na seleção de atividades
para trabalhar conteúdos contingenciais, sem se esquecer de
que tais conteúdos são fundamentais para a organização do
projeto político pedagógico da escola.
IV. Zelar para que superem a inversão entre o necessário e o contingente:
conteúdos que são contingenciais têm que ser dados
na escola e conteúdos sistematizados para a construção
do conhecimento tornam-se contingenciais.
Está correto apenas o que se afirma em