Imagem de fundo

Segundo Libâneo (2008) (...), pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias d...

Segundo Libâneo (2008) (...), pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana (...). Quando nos referimos à educação, podemos atribuir diversas funções sobre o papel do pedagogo no processo educacional. Acerca destas funções, assinale a afirmativa INCORRETA.
A
O pedagogo tem como objetivo organizar e orientar o trabalho dos demais profissionais para que a escola atinja suas metas, pois a construção de uma escola democrática é um dos principais desafios do século XXI. E a escola, para ser democrática, necessita, portanto, do trabalho pedagógico e ações humanas que envolvam todos os sujeitos da ação educativa.
B
O trabalho educativo deve estar orientado para a formação do indivíduo de maneira integral, que vise o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, físicos e sociais. A aprendizagem deve ser, portanto, mediada por práticas pedagógicas construtivas que levem o sujeito à prática reflexiva, sendo capaz de exercer sua autonomia, criatividade, sensibilidade e humanidade.
C
O pedagogo deve orientar e mediar o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição de ensino, exercendo um papel central como articulador do processo educativo, mas sozinho não tem poder para estimular a participação da comunidade na gestão da escola. Esse é um desafio político e social, engendrado em bases complexas da organização da sociedade, extrapolando as ações pelas quais o pedagogo responde.
D
O pedagogo é o responsável pelo conjunto institucional, bem como integrar os diversos setores da escola, além de ser responsável pelas atividades burocráticas. A função do pedagogo escolar é, portanto, organizar o trabalho administrativo e financeiro, todavia deve exercer uma gestão democrática, que leve em consideração a opinião de todos os sujeitos que compõem a escola e flexíveis para a tomada de decisões.