Imagem de fundo

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Qua...

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
A
O supervisor precisará organizar as situações onde o professor possa praticar e confrontar-se com problemas reais, cuja resolução necessita da reflexão. O papel do supervisor será o de facilitar a aprendizagem, encorajar e valorizar as tentativas e erros do professor, incentivando a reflexão sobre sua ação.
B
A supervisão dialógica problematizadora passa a ter o seu sentido através da produção de um ensino de qualidade para as grandes camadas da população. A ação do professor em sala de aula passa a ser parte integrante de um projeto educacional, que deve ser livre de qualquer forma de apoio, intervenção ou controle.
C
O papel do supervisor deverá ser o de monitorar, sem dirigir em excesso a formação, que pode ser desenvolvida utilizando uma ou outra estratégia. É necessário criar condições propícias, não só de reflexão, mas também à emergência do professor investigador.
D
O supervisor compromete-se no entendimento de que formar é organizar contextos de aprendizagem exigentes e estimulantes, isto é, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos.